Alimentação vegetariana

quarta-feira, 23 de março de 2011 0 comentários
Hoje resolvi fazer um post sobre alimentação vegetariana, pois vejo algumas pessoas interessadas em fazer a mudança necessária, mas tem muitas duvidas

Dentro do vegetarianismo existe varias formas de dietas
1. Vegetariano ingere derivados(lacticínios, ovos, mel) não ingere carnes nem peixe , melhor dizendo nenhum animalzinho, dentro destes existem os que só ingerem  um derivado ou dois.
2.Vegan: não ingere nenhum alimento de origem animal.

Os que comem peixes e não comem carne não são vegetarianos... é importante que se diga isto, pois tem muita gente que se diz vegetariano mas come peixe.

Factores que levam ao fracasso a uma pessoa que quer mudar para uma alimentação vegetariana:
Compensação:  a pessoa não come carne e por isso abusa no consumo dos seus derivados isso não é bom pois sobecarrega o figado  e muitas vezes gera colesterol alto. Além de compensar com os derivados começa a comer mais para compensar a falta da carne e começam a engordar.

Conselho pessoal:
 Se não está psicologicamente  preparado para fazer a mudança para uma alimentação vegetariana , não o faça, diminua o consumo da carne  mas não vire vegetariano, comece aos poucos a fazer a mudança. 
 O facto de não comer carne não lhe vai fazer ficar doente a única vitamina que a  carne tem que é de difícil assimilação nos vegetais e frutas é a B12 mas essa pode ser ingerida através dos ovos , queijo, leite ou iogurtes, mas não precisa comer 3 ovos por semana basta 1 por semana, não precisa comer queijo todos os dias basta, 3 fatias por semana, leite pela minha parte considero que deve ser evitado, pois ele cria muitas intolerânçias alimentares e alergias. Na visão da medicina chinesa é um tónico mas como todos os tónicos devem ser tomados de forma moderada e não da forma que o típico português o consome, o iogurte dê preferência ao natural e bifidus, pois o leite é fermentado e ainda contem bactérias boas para a nossa flora intestinal.

Para se fazer a mudança devemos substituir a  carne pelas leguminosas, ( feijão vermelho, preto, branco, frade, azuki, mung,ervilhas, grão de bico,lentilhas, laranja, castanhas, pretas, soja. tofu entre outras)  para não haver um aumento de peso diminua o consumo do hidrato de carbono sobretudo o refinado e aumente mais o consumo da leguminosa , coloque mais legumes( uma grande variedade) e o prato está pronto...É básico e fácil.

Em relação ao vegan é muito mais restrito ai a pessoa já tem que tomar suplementação e controlar ainda mais a sua saúde através de analises ao sangue.

Espero que tenha ajudado ...

Se quisere saber mais pode visitar Associação Vegetariana Portuguesa
http://www.avp.org.pt/

0 comentários:

Enviar um comentário

 

©Copyright 2011 Débora Azevedo | TNB