Batido de Cânhamo

domingo, 6 de março de 2011 0 comentários
Comecei a reparar que faltava um pouco de proteína nos meus batidos, como tinha sementes de cânhamo e elas usam-se muito para fazer leite aproveitei e fiz para fazer no batido.

Leite de cânhamo.
1 chávena de sementes de cânhamo(que estiveram durante a noite de molho)
1 litro de agua
2 colheres de sopa de agave
1 colher de sopa de extracto de baunilha( natural sem químicos)


Modo de fazer:
Colocamos as sementes coadas no  liquificador , acrescentamos a agua o agave e a baunilha. Ligamos o liquificador na posição máxima. Dependendo do liquificador 30 a 60 segundos que demora a ficar pronto. Depois usamos um coador de tecido fino (do género das cortinas fininhas que dá para ver do outro lado) há quem chame de panela furada e coamos o leite e o colocamos num recipiente dura 2 dias no frigorifico.
 Foto:


Batido de Cânhamo.
Ingredientes:
1 copo de leite de cânhamo
2 colheres de sopa de linhaça deixadas em água( é só um pouco de água)
 1 chavena de morangos
2 colheres de sopa de goji (deixado de molho durante a noite)


Modo de fazer:
Juntamos todos os ingredientes no liquificador.
Fica espesso parece um iogurte cremoso e sacia muito, quem  for muito comilão  pode acrescentar cereais como aveia ou o centeio.

ATENÇÃO  Gostaria de usar esta receita na sua pagina ou blog ? Esta receita  foi criada  por mim  e eu ficaria feliz se  quiser partilha-la! Pode partilhá-lo por e-mails, sites, fóruns, blogs, etc , contanto que inclua abaixo o link do blog junto dela.

Benefícios
Cânhamo:
"As sementes de cânhamo têm uma proporção de omega 3 e 6 ideal para a saúde humana. São igualmente ricas em minerais e em aminoácidos essenciais, o que as torna numa fonte completa de proteínas. Pela sua riqueza nutricional podem mesmo ser consideradas um super alimento da natureza. "


Morangos:
"O morango é rico em vitamina C, combate males dos rins, anemia, reumatismo.O consumo da fruta evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes. Ele também dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias.
O morango também possui, em menor quantidade, vitamina B5, conhecida como Niacina. Ela tem a função de evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, é recomendada como auxiliar no tratamento da gota e do reumatismo.
Também é eficiente contra infecções do fígado, da garganta e das vias urinarias.
Por ter minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, cobre, manganês, vitamina C, B6, niacina, riboflavina e antocianidina – um potente antioxidante, o morango pode ser considerado um alimento que serve não só para tratar, mas para prevenir diversos males.
Outra vantagem é que cada 100 gramas do morango cru tem apenas 32 calorias. "

Linhaça:
"A semente de linhaça é um alimento isento de colesterol, glúten e que apresenta baixo teor de sódio. Ao mesmo tempo uma excelente fonte de minerais como o magnésio, fósforo e cobre, além de ser fonte benéfica de ômega 3, fibra dietética, tiamina e manganês.

Goji (procurem sempre goji de 1º qualidade é mais caro mas vale a pena)
"As Goji berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. São uma fonte de proteína completa. Contêm 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano. Contêm até 21 minerais, entre os quais: zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo.
As Goji berries contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. E também polissacarídeos, que fortificam o sistema imunitário, sendo que este é um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento.

Na Medicina Tradicional Chinesa, as Goji berries têm sido consideradas como um alimento da mais alta qualidade para promover a longevidade, dar força e estimular a potência sexual.
O famoso Li Qing Yuen, que popularizou o Ginseng na cultura chinesa e que aparentemente viveu até à madura idade de 252 anos (!!!) (1678-1930), consumia Goji berries diariamente. A vida de Li Qing Yuen é o caso mais bem documentado de longevidade extrema."

Agave :
"O néctar da agave é rico em frutose.
Contem fructoligosacaridos, (FOS, Fibra Dietética Seluveis) que melhoram o sistema digestivo e a capacidade de eliminacão de gurduras e toxinas que projudicam o corpo humano.  Estimula o crescimento da flora intestinal (prebiótico), que ajuda pessoas com gastrite.
Contém vitamina A, B, B2, C, ferro, niacina, fósforo e proteínas. Inibe o crescimento de bactérias patogênicas (E. Coli, Listeria, Shigella, Salmonella). Diminui o colesterol e triglicerídeos, melhorando o metabolismo das toxinas no corpo. Contendo niacina, permite que você limpe, drene e desintoxicar, veias e artéria.


Extracto de baunilha:
" A baunilha é usada largamente na aromatização de gelados, chocolates, bebidas e produtos de confeitaria, além de ser também utilizada na perfumaria para a produção de essências para a fabricação de perfumes, sabonetes, talcos, cremes, etc. e, em pequena escala como medicinal. Além de seu uso na culinária, os frutos de baunilha também são utilizados na confecção de artigos de artesanato no México.
Na parte medicinal, a baunilha tem propriedades excitantes. Estudos têm indicado que a baunilha vem tendo certo sucesso no favorecimento da digestão, no combate de afecções uterinas nervosas, diarréias, espasmos, esterilidade, flatulência, impotência, melancolia histérica, reumatismo crônico e admiti-se ser uma planta afrodisíaca, anti-séptica, digestiva, estimulante, anti-espasmódica e emenegoga (WIKIPEDIA, 2006)."

P.S :futuramente farei uma lista dos vários alimentos e colocarei a sua acçao tanto nutricional, como na vertente da Medicina Chinesa para que seja consultada sempre que quiser.
Já agora tem um site muito interessante, para ver o valor nutricional das suas refeições

0 comentários:

Enviar um comentário

 

©Copyright 2011 Débora Azevedo | TNB