Aprenda a desintoxicar o seu corpo.

quarta-feira, 6 de abril de 2011 0 comentários


Desintoxicar o corpo não passa por passar umas semanas a comer sopas, sucos.É um processo contínuo que deve ser realizado durante a nossa vida toda, esse processo vai ser projectado através das nossas escolhas diárias,  de alimentação, da maneira como pensamos, agimos e exercitamos.
A intoxicação não é só produzida pelos alimentos mas também pelas emoções e pensamentos…

Vou dar aqui algumas dicas para evitar desintoxicar o corpo e ajuda-lo na sua limpeza.

1. Coma alimentos da época, preferencialmente em sumos, sopas ou salteados. Dê prioridade aos alimentos biológicos, mas não seja obsessivo, se não os poder comprar não faz mal. Uma boa maneira de comprar produtos biológico com um preço em conta, é na zona onde mora descobrir quem produz e comprar , pois além de estar a comprar alimentos biológicos esta ajudar  o comercio local.
Alimentos desintoxicantes: Limão, lima, couve, beterraba, toranja, morangos, maça, uvas, cenoura, pepino, aipo, brócolos, tomate, cebola, agrião, pepino, estragão, chá verde( moderado), jujuba chinesa.

2.Aja em sintonia com a natureza, quando os dias são mais pequenos é momento de introspecção, virar para dentro. O Inverno é época de reflexão de crescimento interior. Alimentação deve ser mais tonificante, use mais picantes e tónicos, pois o Yang estará em deficiência e existe uma necessidade de tonifica-lo. No verão os dias são mais longos,o Yang esta em excesso é momento de colocar em pratica os seus objectivos e pensamentos , use alimentos mais calmantes e frios para tonificar o Yin. 

Alimentos que tonificam o Yang: castanhas, alecrim, alho, alperce, anis estrelado, canela, erva doce, framboesa, gengibre seco, jasmim, nos moscada, pistácio, quinoa, rabanete

Alimentos que tonificam o Yin: Abacate, alcachofra, amoras, banana, batata-doce, leite de coco, dióspiro, espelta, feijão azuki, feijão vermelho, geleia real, lima, limão, manga, melancia, nori, nozes, pêra, pinhão, roma, soja preta, tomate, tofu, urtiga,

Nota: isto é só um exemplo, pois a pessoa pode ter qualquer outro síndrome que não seja estes, se quiser  saber se possui algum síndrome faça um diagnostico, consulte um terapeuta de Medicina Chinesa certificado.

3. Faça jejum pelo menos 1x por mês, existe muitas formas de jejum, postarei um texto em breve sobre isso.

4. Limpe o seu intestino, existe varias formas, seja através de um hidro-cólon seja através de clister naturais (também colocarei um post a falar disto) também pode usar purgantes mas com muito cuidado, faça de preferência com acompanhamento de um profissional habilitado.

5. Não coma alimentos processados, dentro deste estão inseridos qualquer tipo de bolachas, cereais, pão de forma. Dê preferência as coisas no seu formato mais natural possível. No crudivorismo existe um grande leque de receitas onde pode fazer as suas bolachas, os seus cereais, tudo as base de sementes, cereais integrais, especiarias, etc.
 Fazem-se coisas deliciosas.

6. Substitua o chocolate, por 100% cacau, aprenda a fazer o seu próprio chocolate. Demora 5 min a faze-lo (colocarei uma receita em breve). O chocolate vendido nos hipermercados tem muito leite entre outras coisas. Mas mesmo o 100% coma moderadamente pois o chocolate é um estimulante, mas na altura da tensão pré menstrual, dê prioridade a esta delícia.
Também o pode substituir o cacau por alfarroba nas sobremesas.

7. Evite produtos com paraben e alumínio, muitos dos nossos produtos de higiene contém estas substâncias, elas são tóxicas para o nosso corpo. Existe muitos desodorizantes com alumínio, ao colocar o desodorizante nas axilas estamos em cima de um gânglio linfático que tem ligação com a linfa, logo com o sistema circulatório, assim sendo estamos a intoxicar logo o nosso sangue. Tenha atenção a isso .

8. Aprenda a respirar:A respiração é a maior fonte de nutrição das nossas células, use e abuse da respiração.

9. Meditação.:Aprenda a fazer meditação isso vai ajuda-lo a gerir a suas emoções.Quando as emoções estão mais descontroladas os nosso órgão também entram em desequilíbrio, e os órgãos em desequilibro não fazem as suas funções, dentro dessas funções existe a eliminação de toxinas. Se o corpo não limpa as toxinas  ficam dentro de nós.  Quanto mais tóxico o nosso corpo estiver, mais necessidade de coisas prejudicais temos, quando a nossa consciência muda as nossas necessidades também mudam e vamos ter vontade de adoptar novos hábitos de vida. Esses hábitos vão ser mais de acordo com o nosso interior.
Por isso começe hoje a mudar por dentro.

10. Retire da sua vida o açúcar refinado,xarope de glicose, gorduras processada ( gordura trans, óleo vegetal, gordura animal), sal de mesa, açucares falsos os ditos alimentos light e diet,alimentos modificados, se possível deixar de comer animais mas se comer carne certifica-se que ela não recebe harmónios,nem antibióticos, os peixes que sejam selvagens e não de cativeiros,conservantes, nitratos e aromas,certifique que os seus frutos secos não tenham nem xarope de glicose nem dióxido de enxofre,

Notas: Estas dicas é só uma amostra do que pode mudar, existe muitas outras coisas que pode fazer, a mudança não precisa ser radical, pode ser feita aos poucos siga o seu ritmo, mas nunca se esqueça esta mudança começa por dentro. Tem de existir vontade. Lembre-se de um carro, carros com qualidade requerem um combustível de qualidade,  escolha hoje o melhor combustível para o seu veiculo.
Diga-me que tipo de “carro” quer ser?


Este texto é de autoria de Débora Azevedo se quiser usa-lo peça autorização

0 comentários:

Enviar um comentário

 

©Copyright 2011 Débora Azevedo | TNB