Dicas para perder peso, manter ou simplesmente obter bons hábitos alimentares

segunda-feira, 4 de abril de 2011 0 comentários
Durante estes anos sempre me preocupei com o peso, pois a idade vai passando e o nosso corpo vai mudando, além disso quando somos jovens o peso é perdido com mais rapidez.
Como preparação para os anos que iriam vir comecei logo aos meus 23anos a procurar obter bons hábitos alimentares. Para isso foi fundamental o meu grande interesse por naturopatia e os vários livros que estudei sobre alimentação, alimentos, etc .
A Medicina Chinesa veio completar ainda mais esse estudo.
Em prol disso tenho algumas dicas que podem ajuda-lo a perder peso, mantê-lo ou simplesmente a encontrar bons hábitos alimentares:

1.É importante que incorpore na sua dieta uma boa quantidade de alimentos crus, como fruta, frutos secos, legumes, rebentos. Na perspectiva da Medicina Chinesa isso pode ser nocivo para o baço mas com uma boa combinação de sabores e naturezas isso pode ser ultrapassado, pois existe alimentos que tem natureza quente que vai beneficiar o baço assim com sabor doce( este doce aqui não são alimentos açucarados), também acredito que o facto de esses alimentos terem uma boa dose de enzimas vai poupar muito da sua energia.

2.Evite alimentos vazios, alimentos vazios são todos aqueles que só tem calorias, mas tem 0 nutrientes, como é o caso do açúcar, farinhas refinadas, refrigerantes, etc.Opte mais por experimentar novos alimentos como arroz integral, centeio, lentilhas, quinoa, etc. Estes tipo de produtos pode ser um pouco mais caro mas compensa a vitalidade e o aspecto saudável que o corpo vai adquirir, além disso não vamos ter necessidade comer tanto pois vamo-nos sentir muito mais nutridos e assim sendo o corpo vai estar mais calmo e com menos ansiedade para comer.

3. Diminua o consumo de animais (carne, peixe, galinha, etc) os animais hoje em dia estão carregados de toxinas, que é muito negativo para o seu fígado pois vai sobrecarrega-lo, essa sobrecarga pode trazer muita instabilidade física, emocional e espiritual. O fígado na Medicina Chinesa está ligado ao elemento madeira que tem como emoção a raiva, um fígado desequilibrado pode-lhe torna-lo mais irritadiço, nervoso, além disso o fígado é um processador das toxinas e da gordura do nosso corpo ele funcionando mal essas toxinas e gorduras não serão processadas e eliminadas e começam as doenças como cancro, colesterol...

4.Evite os lacticínios, a caseína uma proteína que existe no leite é difícil de digestão pelo nosso corpo e essa dificuldade vai danificar um grupo de órgão, o primeiro é o baço, pois ele vai ter que gastar muito energia para o decompor, logo vamos gastar muitas enzimas do nosso corpo, Além disso o leite cria humidades, a humidade no corpo pode ser vista pela Medicina Chinesa em várias sintomas como: mucos, fezes moles e pastosas, barriga inchada, flatulências, inchaço no corpo, obesidade, língua inchada com marcas dentais, dores de cabeça frontais, má digestão,vontade de dormir no fim das refeiçoes. Quando o baço funciona mal ele desequilibra todo o corpo, pois é ele que auxilia o estômago a fazer a absorção dos alimentos se eles não forem devidamente absorvidos a pessoa continuará com fome, pois o corpo não restabeleceu as suas necessidades nutricionais, O leite também desequilibra a flora intestinal.
O ideal é ingerir queijos frescos ou iogurtes naturais com lactobaciolios.
Eu costumo usar o da marca continente natural bifidus.
Os queijos sendo fermentados são melhores que o leite, mas devemos ter cuidado pois eles são ricos em gordura má.
Se quiser perder peso evite o queijo, se estiver em manutenção use lacticínios 3x a 4x por semana mas só iogurtes bífidos ou queijo fresco o queijo normal1 x por semana.
O queijo pode ser substituído por queijos de frutos secos, brevemente colocarei aqui receitas.

5. Mexa o seu corpo, Eu sou fã do Método Derose estou a tirar formação para instrutora e adoro .
Mas você pode encontrar qualquer modalidade que se enquadre consigo o importante é que se mexa.

6.Beba água... mas não se encharque, não beba agua ás refeições pois elas diluem as enzimas digestivas dê um espaçamento de 20 a 30 min.

7.Ao comer alimentos cozinhados tenha atenção as misturas, não misture amido com proteína pois eles são de difícil assimilação, opte antes por legumes com proteína, amido com legumes. Isto significa que quando comer carne coma com legumes sem arroz , batata, etc. Quando comer arroz, batata e etc ,comer com os legumes pois a proteína junto com o amido causa fermentação, assim como comer fruta e de seguida ir comer comida cozinhada a fruta deve ser comida sozinha para não fermentar, ela é absorvida rapidamente 30 min, passado esse tempo já pode comer o que quiser. Quando os alimentos são bem combinados, os minerais são mais facilmente absorvidos e os resíduos tóxicos podem mais facilmente deixar o corpo.

8.Mastigue bem, com calma e sem pressa se sentir muito ansioso a comer faça exercícios de respiração, meditação…ajuda muito. Também pode fazer acupunctura.

9. Variedade é importante. Não coma sempre o mesmo, pois ficará entediado. Procure novos alimentos nova receitas o meu blog tem óptimas receitas com alimentos diferentes… experimente.

Este texto é de autoria de Débora Azevedo se quiser usa-lo peça autorização.


0 comentários:

Enviar um comentário

 

©Copyright 2011 Débora Azevedo | TNB